Cursa artes plásticas no Conservatório Carlos Gomes de Campinas, formando-se em 1969, ali também freqüentando cursos de interpretação e direção teatral. Entre 1976 e 1980 faz o curso de estudos teatrais do Institut d'Etudes Theatrales da Sorbonne Nouvelle, Paris, França. Conhece as manifestações asiáticas em 1979, num curso sobre kathakali, no Centre Mandapa, e a Ópera de Pequim, com Mme. Tang (do Musée de l'Homme), na Sorbonne. Em 1983 inicia-se na Antropologia Teatral, através de um estágio com Tereza Nawrot, aprofundado, no ano seguinte, com Togeir Wethal e Roberta Carreri, no Odin Theatr de Eugênio Barba. Em 1985, obtém o mestrado na Sorbonne Nouvelle com uma tese sobre formação do ator. Nos três anos seguintes, faz cursos de mímica nas escolas de Etiènne Decroux e Jacques Le Coq, além de dança moderna com Cynthia Briggs.
Essa formação múltipla leva-o a ministrar aulas no curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, onde cria o Laboratório Unicamp de Movimento e Expressão, LUME, iniciando a pesquisa e divulgação mais estruturada da antropologia teatral no país. Cria, dirige e interpreta muitos espetáculos, com destaque para Burna, 1974; La Statuaire Mobile , 1978; Curriculum, 1979, Hablando Com El Cuerpo, 1981, e Linguagem do Corpo, 1982. Em 1983 faz a direção de atores de Rei Lear, de Shakespeare, montagem de Celso Nunes para o Teatro dos Quatro.
Após a criação do LUME dirige Macário, 1984; Circo da Paz, de Juan Rulfo, em Campinas, 1986, e O Guarani, de Carlos Alberto Soffredini, em 1986, no Teatro Ruth Escobar. Em 1988 encena Kelbilim, O Cão da Divindade, solo do ator Carlos Simioni. Em 1991 encena Wolzen, uma adaptação livre da Valsa nº 6, de Nelson Rodrigues. Em 1995 inicia a direção de Cnossos, com o ator Ricardo Puccetti, trabalho que não chega a concluir, falecendo em meio ao processo.
Burnier participa, ainda, de incontáveis eventos em diversas partes do mundo, ligados à pesquisa, ensino ou divulgação das técnicas da antropologia teatral. Torna-se membro da International School of Theatre Anthropology, ISTA, em 1992. É o tradutor brasileiro de duas importantes publicações: Além das Ilhas Flutuantes e A Arte Secreta do Ator - dicionário de antropologia teatral, ambos escritos por Eugênio Barba.
Analisando seu trabalho, anota a professora Suzi Frankl Sperber: "Com sensibilidade fina, atores e Luís Otávio apreenderam aquilo que caracteriza o universo dos simples do interior do Brasil. Este que parece arcaico e rústico, é uma sabedoria. Está no não dito, na ação, sobretudo nos gestos, na postura física, no corpo do excluído e das personagens. O que é dito não é representação: fundamentalmente é - dando força ao não dito. Este revela e ao mesmo tempo faculta a contemplação e a quietude. Entrelaça atores, personagens e público, num congraçamento que se assemelha a um ritual e com uma força e uma vitalidade que estão fazendo falta no cenário das artes cênicas".
Obra Teatral
● 1974 - São Paulo SP - Burna
● 1978 - Paris (França) - La Statuaire Mobile
● 1978 - Curriculum
● 1981 - Quito (Equador) - Hablando Com el Cuerpo
● 1984 - São Paulo SP - Gesto Criador
● 1984 - São Paulo SP - M.A.M.
● 1984 - São Paulo SP - Ventos Quentes
● 1985 - Campinas SP - Nosotos
● 1986 - São Paulo SP - Le Corps Mouvent
● 1986 - Campinas SP - Circo da Paz
● 1986 - Campinas SP - Palhaços do Amanhã
● 1986 - Campinas SP - Guarani
● 1988 - Campinas SP - Kelbilim, o Cão da Divindade
● 1989 - Campinas SP - Duo Para Piano e Mímica
● 1991 - Campinas SP - Valef Ormos
● 1993 - Campinas SP - Taucoauaa Panhé Mondo Pé
● 1995 - Campinas SP - Cnossos
● 1978 - Paris (França) - La Statuaire Mobile
● 1978 - Curriculum
● 1981 - Quito (Equador) - Hablando Com el Cuerpo
● 1984 - São Paulo SP - Gesto Criador
● 1984 - São Paulo SP - M.A.M.
● 1984 - São Paulo SP - Ventos Quentes
● 1985 - Campinas SP - Nosotos
● 1986 - São Paulo SP - Le Corps Mouvent
● 1986 - Campinas SP - Circo da Paz
● 1986 - Campinas SP - Palhaços do Amanhã
● 1986 - Campinas SP - Guarani
● 1988 - Campinas SP - Kelbilim, o Cão da Divindade
● 1989 - Campinas SP - Duo Para Piano e Mímica
● 1991 - Campinas SP - Valef Ormos
● 1993 - Campinas SP - Taucoauaa Panhé Mondo Pé
● 1995 - Campinas SP - Cnossos
Direção
● 1984 - São Paulo SP - Macário
● 1985 - Campinas SP - Nosotos
● 1986 - São João del Rei MG - O Guarani
● 1986 - Campinas SP - Guarani
● 1988 - Campinas SP - H2Olos
● 1988 - Campinas SP - Kelbilim, o Cão da Divindade
● 1989 - Campinas SP - Duo Para Piano e Mímica
● 1990 - Belo Horizonte MG - Nostos, Um Sonho de Ó
● 1991 - Campinas SP - Wolzen
● 1991 - Campinas SP - Tancoauaa Panhé Mondo Pé
● 1995 - Campinas SP - Cnossos
● 1995 - Campinas SP - Anoné
Fonte: Itaú Cultural
● 1985 - Campinas SP - Nosotos
● 1986 - São João del Rei MG - O Guarani
● 1986 - Campinas SP - Guarani
● 1988 - Campinas SP - H2Olos
● 1988 - Campinas SP - Kelbilim, o Cão da Divindade
● 1989 - Campinas SP - Duo Para Piano e Mímica
● 1990 - Belo Horizonte MG - Nostos, Um Sonho de Ó
● 1991 - Campinas SP - Wolzen
● 1991 - Campinas SP - Tancoauaa Panhé Mondo Pé
● 1995 - Campinas SP - Cnossos
● 1995 - Campinas SP - Anoné
Fonte: Itaú Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário