- Semana da arte Moderna entre 11 e 18 de Fevereiro, no teatro municipal de São Paulo.
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- Manifesto da Poesia Pau-Brasil
- Manifesto Antropofagico
São Paulo |
Contra esse teatro indeciso e acadêmico investiu o movimento modernista de 1922, com Eugênia e Álvaro Moreira, fundadores do Teatro de Brinquedo; Joracy Camargo, cuja peça "Deus Lhe Pague" é considerada a primeira tentativa de teatro social no país; e Oswald de Andrade, um dos maiores representantes do Modernismo, com suas experiências dadaístas e surrealistas em "O Homem e o Cavalo", "A Mostra" e "O Rei da Vela". Embora a dramaturgia modernista não tenha colaborado diretamente para a formulação das futuras diretrizes do teatro brasileiro, suas reivindicações - sementes de toda uma nova concepção estética - tornaram possível a eclosão de movimentos que romperam de vez as amarras da tradição portuguesa.
Em 1927 o Teatro de Brinquedo apresenta-se no Rio de Janeiro (RJ) com a peça Adão, Eva e Outros Membros da Família, de Álvaro Moreyra, líder do grupo. Formado por amadores, o grupo propõe um teatro de elite. É o começo da insurreição contra o teatro comercial considerado de baixo nível.
Oswaldo de Andrade (1890 – 1954)
Autoria:
● 1913 – A recusa
● 1916 – Théatre Brésilien - Mon coeur balance e Leur Âme
● 1934 – O homem e o cavalo
● 1937 – A morta
● 1937 – O rei da vela
● 1953 – O rei floquinhos
Referências: História do Brasil - Folha de São Paulo
Uma Breve História do Século XX - Geiffrey Blainey
Panorama do Teatro Brasileiro - Sabato Magaldi
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