campanha

domingo, 6 de março de 2011

Grupo XTPO (1984)

Sua atuação inicia-se no ano de 1984, sob a coordenação do artista plástico argentino Oswaldo Gabrielli e pelo músico e compositor brasileiro Roberto Firmino. A companhia lançou-se e atingiu reconhecimento de público e crítica nos anos 80, com os espetáculos Buster Keaton Contra a Infecção Sentimental e, depois, A Infecção Sentimental Contra-ataca, ambos espetáculos de manipulação de objetos inusitados, com influências de vários grupos internacionais, como o Teatro de Sombras de Praga e o Mummenschanz.
As primeiras investidas do grupo (ainda com as presenças de Natália Barros e André Gordon, seus co-fundadores) foram em forma de performances em casas noturnas do underground paulistano, no início dos anos 80 (Madame Satã e Café Piu-Piu). Devido a essa característica performática, o processo criativo de Gabrielli permite que todos os atores contribuam para a encenação como criadores, não apenas de seus personagens, mas também do roteiro em que se inserem. Os espetáculos normalmente fundem música, dança, circo, manipulação de bonecos e objetos e, claro, linguagens teatrais mais convencionais. Isso, com absoluto rigor técnico e precisão de acabamento.
Os figurinos e a cenografia são sempre assinados por Gabrielli, que muitas vezes contribui na iluminação. A sonoplastia/trilha é assinada por Roberto (Beto) Firmino. Durante muitos anos, fizeram parte ativa do grupo os atores Anie Welter, Sidney Caria, Natália Barros e Wanderley Piras. Passaram pelo grupo: Dadá Cyrino, Grace Gianoukas, Carlos Farielo, Guto Tognazzolo, Kleber Montanheiro, Gerson Steves, Roberto de Carmargo, Ângelo Madureira, Cadu de Souza, Tay Lopez, Júlia Jalbut, Sérgio Pupo, Paulo Vasconcellos, Robson Ruy e outros.
O grupo realizou turnês pela Europa, América do Sul e Ásia.

Espetáculos


● 1984 - Buster Keaton Contra a Infecção Sentimental
● 1984 - A Infecção Sentimental Contra-Ataca (primeira montagem)
● 1987 – Kronos
● 1989 - Coquetel Clown (primeira montagem)
● 1991 - XPTO Mega Mix
● 1994 - Babel Bum
● 1996 - O Pequeno Mago
● 1997 - Buster - O Enigma do Minotauro
● 1999 - Além do Abismo
● 2001 - A Infecção Sentimental Contra-Ataca (segunda montagem)
● 2002 - A Tempestade, de William Shakespeare
● 2002 - Estação Cubo
● 2003 - Utopia - Terra de Dragões
●2004 - Coquetel Clown (segunda montagem) participando do Carnival Festival    
              em Hong Kong
● 2006 - Pulando Muros
● 2007 - LORCA - Aleluia erótica em 38 quadros e 1 assassinato
● 2008 - O Público, de Federico Garcia Lorca




Fonte: Itaú Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário