
As primeiras manifestações
cênicas no Brasil são obras dos Jesuítas, que fizeram teatro como instrumento de catequese. Os colonizadores portugueses
trouxeram para a metrópole o hábito das apresentações, mas não ajustaram aos preceitos religiosos.
Anchieta foi o primeiro no Brasil a moldar as apresentações aos preceitos religiosos, por incumbência do Padre
Manoel de
Nobrega. Eram grandes solenidades religiosas, com representações, recitações, cânticos e danças, a que já podemos chamar de teatrais. De maneira, que este jovem evangelizador, é considerado o iniciador do teatro brasileiro.
Não se pode dizer, a propósito de
Anchieta, que tenha sentido vocação irresistível ao palco. Na verdade, seus autos parecem mais composição
didática de quem tinha um dever superior a cumprir: levar a fé e os mandamentos religiosos a uma audiência. Daí, dizer que seus "autos" não são
propriamente teatro no sentido da literatura dramática. Mas não devemos reduzir a importância de
Anchieta para o nosso teatro.
Referência: Panorama do Teatro Brasileiro – Sabato Magaldi – Editora Global
Nenhum comentário:
Postar um comentário