campanha

domingo, 6 de março de 2011

Grupo Ornitorrinco (1977)


Grupo de teatro, encabeçado por Cacá Rosset, que encena textos clássicos e de vanguarda com enorme liberdade e irreverência, embora preserve as idéias essenciais do autor, usando procedimentos interdisciplinares e intertextuais. O Teatro do Ornitorrinco, nome inspirado no animal em extinção, híbrido de mamífero e ave, é criado por Luiz Roberto Galízia, Cacá Rosset e Maria Alice Vergueiro, todos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP. Estréia em 28 de maio de 1977, com Os Mais Fortes, reunião de obras de August Strindberg: A Mais Forte, O Pária e Simun. As apresentações à meia-noite no porão do Teatro Oficina conferem ao espetáculo uma estética underground.   
Ainda em 1977 o grupo apresenta o show musical Ornitorrinco Canta Brecht e Weill, com tradução e adaptação de letras e canções da A Ópera dos Três Vinténs, de Bertolt Brecht. Após sucesso de dois anos, o grupo entra em recesso. Galízia volta aos Estados Unidos para concluir seu doutoramento, Cacá Rosset e Maria Alice Vergueiro participam de outras produções, Cida Moreira, que entrara para o grupo na última montagem, segue carreira como cantora. Em 1982 reencontram-se para encenar mais uma vez Bertolt Brecht e Kurt Weill, com Mahagonny Songspiel.
Ubu, Folias Physicas, Pataphisicas e Musicaes, 1985, baseada no ciclo Ubu, de Alfred Jarry, atrai os jovens para o Teatro do Ornitorrinco. A peça reúne, numa comédia satírica, linguagens diversas como as de circo, dança, teatro e música, mantendo as sessões lotadas por mais de dois anos. Segundo a pesquisadora Sílvia Fernandes, "o processo de criação de Ubu foi repartido em três áreas distintas: o trabalho propriamente teatral, o circense e o musical, feito pela Banda Patafísica. (...) A divisão por setores específicos não se manteve durante o espetáculo. Teatro, circo e música acabaram permutando especialidades, pois os músicos interpretavam, os atores cantavam e tocavam instrumentos, os artistas de circo representavam, todos atuando como performers na exibição de suas habilidades”.
Em 1987, às vésperas da estréia, Teledeum, de Albert Boadella, é interditada pelo Serviço de Censura e Diversões Públicas da Polícia Federal de São Paulo, que a considera ofensiva à religião. Com a liderança de Cacá Rosset, é lançada a campanha das "trinta mil assinaturas", em apoio ao anteprojeto de abolição total da censura.
Em 1989, a peça O Doente Imaginário, de Molière, é realizada através de oficinas de cenografia, dança, circo, artes gráficas e ensaios abertos, envolvendo mais de duzentas pessoas no projeto. A partir dessa montagem, o grupo passa a fazer turnês ao redor do mundo, paralelamente às longas temporadas em locais fixos. Em 1992, o Ornitorrinco é convidado pelo produtor americano Joseph Papp para participar do New York Shakespeare Festival, apresentando com sucesso a peça Sonho de Uma Noite de Verão no Delacorte Theatre do Central Park. No Brasil, a peça permanece em cartaz por mais de dois anos.
Em 1992, Cacá Rosset dirige A Comédia dos Erros, de William Shakespeare, no Delacorte Theatre de Nova York, com cenários e figurinos de José de Anchieta e elenco e técnicos americanos. A versão brasileira estréia em São Paulo em 1994. Em 1998 o grupo encena O Avarento, de Molière. Em 2000, o Teatro do Ornitorrinco comemora 23 anos de sua fundação com a montagem de Scapino, mais uma comédia de Molière, na qual prevalece a idéia de um espetáculo múltiplo e surpreendente.
Entre os muitos atores que passaram pelo Ornitorrinco figuram: Rosi Campos, José Rubens Chasseraux, Chiquinho Brandão, Christiane Tricerri, Ary França, Luciano Chirolli, Eduardo Silva, Eduardo Pompeo, Gerson de Abreu, Ricardo Blat, Roney Facchini.
A pesquisadora Maria Thereza Vargas, analisando a trajetória do Ornitorrinco, diz: "À teoria desenvolvida nesses anos todos, à criação lenta e objetiva acrescentou-se a idéia de um espetáculo mágico, valendo-se dos velhos truques pirotécnicos, utilização da caixa cênica em toda sua totalidade, acrobacias e efeitos-surpresa das antigas mágicas”.


Espetáculos


● 1977 - São Paulo SP - Os Mais Fortes
● 1977 - São Paulo SP - Teatro do Ornitorrinco Canta Brecht e Weill
● 1982 - São Paulo SP - Festival Brasileiro de Arte Jovem
● 1983 - São Paulo SP - Mahagonny Songspiel
● 1983 - São Paulo SP - O Belo Indiferente
● 1985 - São Paulo SP - Ubu, Folias Physicas, Pataphysicas e Musicaes
● 1987 - São Paulo SP - Teledeum
● 1988 - São Paulo SP - A Velha Dama Indigna
● 1989 - São Paulo SP - O Doente Imaginário
● 1992 - São Paulo SP - O Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim
● 1992 - Nova York (Estados Unidos) - Sonho de Uma Noite de Verão
● 1994 - São Paulo SP - A Comédia dos Erros
● 1998 - São Paulo SP - O Avarento
● 2000 - São Paulo SP - Scapino
● 2006 - São Paulo SP - O Marido Vai à Caça!
● 2008 - São Paulo SP - A Megera Domada




Fonte: Itaú Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário