campanha

segunda-feira, 7 de março de 2011

Década de 2000

O que Acontecia?
Teatro no Brasil


Atualmente o teatro vem ganhando popularidade no país, pois o governo está investindo mais nessa área cultural, visto que há alguns anos o teatro era privilégio da classe média alta e hoje a população menos favorecida está tendo acesso a ele por meio de programas e oficinas culturais feitos nos bairros mais afastados. Apesar disso ainda há muitas regiões do país que não possuem sequer uma sala de teatro.
Depois de termos visto tantos estilos, tantas lutas, transformações nascimentos, mortes, mudanças na ordem mundial, qual o legado que nos restou? Quais tendências, atores, diretores, autores e amantes das artes cênicas de nosso recém nascido século têm ou devem buscar? Em um mundo onde as guerras e a intolerância assolam cada vez mais o cotidiano, quais bandeiras devem ser defendidas, qual é a mensagem que devemos perpetuar, qual nossa missão? Estamos sendo suficientemente críticos, ou nos alienamos nas comédias sem razão, no divertimento sem responsabilidade, será a arte cênica apenas isto, um circo romano, um produto do capitalismo, uma distração. Murmúrios escorrem sobre a pluralidade na concepção teatral, o trabalho dos diretores e atores torna-se mais conhecido do que o dos autores, este aspecto de liberdade é muito interessante para os operadores da arte cênica, porém prejudiciais aos escritores. A idéia de pluralidade deve ser defendida em seu sentido literal, onde todos façam parte da criação. Fala-se em pluralidade, mas quais concepções foram adotadas por ela? O que esta geração oriunda do teatro do século passado pensa? Não estaremos sendo omissos quando ao falar em plural somos singulares à realidade social, cuja miséria, não só financeira, mas também cultural, ramifica tendências. Como escrever atuar e dirigir peças, direcionadas a um público funcionalmente analfabeto? No século da mídia qual será a identidade cênica, o que será que nossos bisnetos irão encontrar ao pesquisar nos sites de busca daqui cem anos as tendências e estilos do teatro do século XXI.
Tal identidade esta sendo esculpida na madeira da história, não existem definições, existem sim propostas, concepções e alma, alma de nossos artistas, materiais constantes na construção da identidade teatral do ainda transitório século XXI. Cabe a cada um definir os ideais, a luta, as metas, quais os tabus a quebrar e quais a criar. Assim termina a viagem através dos séculos, ancorando a caravela cênica de sonhos, adentro ao maravilhoso mundo do teatro, da ilusão, do eterno, do real, do irreal e de dentro deste fantástico universo paralelo.


Lei Rouanet

A Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313), conhecida também por Lei Rouanet, é uma lei brasileira de 23 de dezembro de 1991, que prevê incentivos a empresas e indivíduos que desejem financiar projetos culturais.
Entre outras medidas, a norma permite deduzir do imposto de renda de 60% a 100% do valor investido em um projeto cultural, de acordo com o enquadramento.




Fonte: Site Linha Aberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário